Para solicitar seu benefício basta comparecer à Divisão de Atendimento do IPASG (sala 801), levando consigo os documentos solicitados para o tipo de benefício que pretende, conforme segue:
APOSENTADORIA
- DOCUMENTOS ORIGINAIS E CÓPIAS
- Carteira de Identidade;
- CPF;
- Comprovante de residência atual;
- Contracheque mais recente;
- Comprovante de que recebe pensão ou aposentadoria de outro órgão – contracheque, carta de benefício ou comprovante de rendimento anual (quando for o caso);
- Comprovante de que solicitou pensão ou aposentadoria em outro órgão – número do processo /requerimento (quando for o caso).
Será necessário o preenchimento da declaração de Acúmulo ou Não Acúmulo de Cargos Públicos. É bem simples. Caso você possua outra matrícula no município, no estado ou na federação, ainda que esteja aposentado nela, deverá preencher a declaração de Acúmulo de Cargos Públicos. Caso possua apenas a matrícula na qual está solicitando a aposentadoria, deverá preencher a declaração de Não Acúmulo de Cargos Públicos. Tanto o requerimento da aposentadoria quanto as declarações poderão ser baixadas na seção Requerimentos da guia Serviços Online do site, mas se preferir poderá preenchê-las quando comparecer ao IPASG.
APOSENTADORIA ESPECIAL DE MAGISTÉRIO
- DOCUMENTOS ORIGINAIS E CÓPIAS
- Carteira de Identidade;
- CPF;
- Comprovante de residência atual;
- Contracheque mais recente;
- Comprovante de que recebe pensão ou aposentadoria de outro órgão – contracheque, carta de benefício ou comprovante de rendimento anual (quando for o caso);
- Comprovante de que solicitou pensão ou aposentadoria em outro órgão – número do processo /requerimento (quando for o caso).
- Declarações de todas as escolas por onde esteve lotado contendo:
- Cargo Ocupado;
- Função exercida;
- Data de início da lotação;
- Data de término da lotação.
Será necessário o preenchimento da Declaração de Acúmulo ou Não Acúmulo de Cargos Públicos. É bem simples. Caso você possua outra matrícula no município, no estado ou na federação, ainda que esteja aposentado nela, deverá preencher a declaração de Acúmulo de Cargos Públicos. Caso possua apenas a matrícula na qual está solicitando a aposentadoria, deverá preencher a declaração de Não Acúmulo de Cargos Públicos. Tanto o requerimento da aposentadoria quanto as declarações poderão ser baixadas na seção Requerimentos da guia Serviços Online do site, mas se preferir poderá preenchê-las quando comparecer ao IPASG.
PENSÃO
- DOCUMENTOS ORIGINAIS E CÓPIAS
- DO REQUERENTE
- Carteira de Identidade;
- CPF;
- Comprovante de Residência atual
- Contracheque mais recente;
- Comprovante de que recebe pensão ou aposentadoria de outro órgão – contracheque, carta de benefício ou comprovante de rendimento anual (quando for o caso);
- Comprovante de que solicitou pensão ou aposentadoria em outro órgão – número do processo /requerimento (quando for o caso);
- DO FALECIDO
- Carteira de Identidade;
- CPF;
- Certidão de Óbito;
- Contracheque mais recente.
- DO REQUERENTE