Como Solicitar seu Benefício

Para solicitar seu benefício basta comparecer à Divisão de Atendimento do IPASG (sala 819), levando consigo os documentos solicitados para o tipo de benefício que pretende, conforme segue:

 

APOSENTADORIA  

  • DOCUMENTOS ORIGINAIS E CÓPIAS
    • Carteira de Identidade
    • C.P.F.
    • Comprovante de residência atual
    • Contracheque mais recente

Será necessário o preenchimento da declaração de Acúmulo ou Não Acúmulo de Cargos Públicos. É bem simples. Caso você possua outra matrícula no município, no estado ou na federação, ainda que esteja aposentado nela, deverá preencher a declaração de Acúmulo de Cargos Públicos. Caso possua apenas a matrícula na qual está solicitando a aposentadoria, deverá preencher a  declaração de Não Acúmulo de Cargos Públicos. Tanto o requerimento da aposentadoria quanto as declarações poderão ser baixadas na seção Requerimentos da guia Serviços Online do site, mas se preferir poderá preenchê-las quando comparecer ao IPASG.

 

APOSENTADORIA ESPECIAL PARA PROFESSORES 

  • DOCUMENTOS ORIGINAIS E CÓPIAS
    • Carteira de Identidade
    • C.P.F.
    • Comprovante de residência atual
    • Contracheque mais recente
    • Diplomas e Certificados de Conclusão dos cursos onde pleiteou o Adicional de Qualificação Profissional
  • DOCUMENTOS ORIGINAIS
    • Declarações de todas as escolas por onde esteve lotado contendo:
      • Cargo Ocupado
      • Função exercida
      • Data de início da lotação
      • Data de término da lotação

Será necessário o preenchimento da declaração de Acúmulo ou Não Acúmulo de Cargos Públicos. É bem simples. Caso você possua outra matrícula no município, no estado ou na federação, ainda que esteja aposentado nela, deverá preencher a declaração de Acúmulo de Cargos Públicos. Caso possua apenas a matrícula na qual está solicitando a aposentadoria, deverá preencher a  declaração de Não Acúmulo de Cargos Públicos. Tanto o requerimento da aposentadoria quanto as declarações poderão ser baixadas na seção Requerimentos da guia Serviços Online do site, mas se preferir poderá preenchê-las quando comparecer ao IPASG.

 

PENSÃO 

  • DOCUMENTOS ORIGINAIS E CÓPIAS
    • Carteira de Identidade do requerente
    • C.P.F. do requerente
    • Comprovante de residência atual do requerente
    • Carteira de Identidade do falecido
    • C.P.F. do falecido
    • Contracheque mais recente
    • Certidão de óbito
    • Certidão de casamento*|**

 

*  Caso a data da emissão da certidão tenha mais que seis meses, deverá atualizar a certidão no cartório por meio de uma segunda via.

**  Caso não possua certidão de casamento, poderá apresentar contrato de união estável. Em casos excepcionais, as orientações serão transmitidas no atendimento.