Ipasg Realiza Primeira Palestra Previdenciária Municipal

Na sexta-feira, 29 de setembro de 2017, os servidores do Ipasg realizaram a primeira palestra de um ciclo, que visa instruir os servidores do município a respeito do regime previdenciário municipal.

O ciclo de palestras foi viabilizado através de esforços das duas diretorias do Ipasg, a de Previdência e a de Administração e Finanças. Durante meses, foram estudadas diversas possibilidades, locais e formatos. A Vice-presidente do Ipasg, que também responde pela Diretoria de Administração e Finanças, Paola Figueiredo, que não pode estar presente na palestra, mas que coordenou todo o projeto, disse:

Foi um trabalho de meses, cansativo e minucioso, mas que ao final de tudo apresentou um resultado acima do esperado. Tivemos adesão total dos servidores. Nossa equipe no Ipasg trabalhou intensamente, principalmente nas últimas semanas para organizar a palestra de uma forma que agradasse e alcançasse a todos. Foi gratificante ver o retorno que os convidados deram à equipe. Nos motiva ainda mais a organizar as próximas.”

O evento iniciou com uma breve solenidade, onde a Presidente do Ipasg, Marcelle Cipriani, agradeceu a presença de todos e a colaboração de todos os envolvidos, o que tornou possível a realização da palestra e em especial o Ministério Público, pela cessão do espaço e a presença dos Representantes Municipais, Maria Bethânia Raulino, Subsecretária de Planejamento da SEMIMD e  Fernando Soares, representante da Secretaria Municipal de Saúde. Ela frisou com todos os convidados a importância de os servidores públicos municipais estarem familiarizados com a previdência municipal a fim de terem condições de planejarem seu futuro com segurança.

Após a solenidade de abertura, foram chamados à mesa, para compor a equipe de palestrantes, o Procurador do Ipasg, Dr. Valfran de Aguiar, o Diretor de Previdência, Alexandre Patreniere e a Agente Previdenciária, Viviane Santana.

O Diretor de Previdência abriu o simpósio de discursos com a apresentação de uma visão geral do regime previdenciário municipal, destacando pontos importantes de Lei nº 009/2006, que rege a previdência dos servidores públicos municipais.

Em sequência, a Agente Previdenciária apresentou aos presentes as regras de aposentadoria vigentes, indicando suas exigências e aplicabilidade de acordo com as características de cada servidor, em especial sua data de ingresso no serviço público.

Continuando, foi devolvida a palavra ao Diretor de Previdência para que ele explicasse de forma geral a tramitação processual no Ipasg. Ele destacou as documentações pertinentes para a abertura dos processos de aposentadoria, explicou razões pelas quais, em alguns casos, são feitas determinadas exigências e indicou o caminho pelo qual o processo percorre no Instituto, bem como no TCE-RJ, em virtude da auditoria.

Encerrando o simpósio, o Procurador respondeu a maioria das perguntas feitas pelos convidados, elucidando as dúvidas mais frequentes.

Ao final da palestra, os convidados tiveram à sua disposição, técnicos previdenciários para tirar dúvidas mais particulares e também puderam interagir com os palestrantes e a equipe de organização.

Todos os servidores públicos municipais estão sendo convidados a participar das próximas palestras. As datas e locais serão sempre informados através do site.

As inscrições para a 2ª Palestra já estão abertas, clique aqui para solicitar a sua.

Confira algumas fotos do evento.
(Clique nas miniaturas para vê-las em tamanho real)