O Ipasg realizou no dia 31 de outubro de 2019, através da COMISSÃO PERMANENTE DE COMBATE AO ASSÉDIO MORAL – CPCAM a 1ª palestra, que teve como tema “O Assédio Moral e os meios de prevenção e combate”. O evento foi realizado na sede do Ministério Público Federal, no bairro St. Catarina em São Gonçalo.

Compareceram ao evento em torno de 50 servidores do Instituto de Previdência e das Secretarias Municipais de São Gonçalo, que receberam a cartilha preparada pela Comissão, onde o tema é abordado, oferecendo informações que possibilitam a identificação das situações que caracterizam o assédio moral, bem como meios de prevenção e as providências cabíveis para garantir a proteção dos servidores.

Fizeram parte da mesa as palestrantes Dr.ª Danielle Arruda, que é ADVOGADA CRIMINALISTA, ESPECIALISTA EM VIOLÊNCIA DOMÉSTICA e CONSELHEIRA DA OAB DE SG e a Dr.ª Vanessa Campagnac, que é GRADUADA EM CIÊNCIAS SOCIAIS PELA UERJ, MESTRA EM ESTUDOS POPULACIONAIS E PESQUISAS SOCIAIS e ATUA COMO PESQUISADORA NO INSTITUTO DE SEGURANÇA PUBLICA do RJ.O evento contou ainda com a presença da Presidente do Instituto“Marcelle Cipriani” e a Promotora de Justiça“Dr. Fabíola Lovisi”. Foram exibidos 02 vídeos elucidando o tema e ao final houve um debate com os servidores. “O objetivo principal da Comissão é trabalhar com a prevenção e esperamos desta forma trazer conhecimento e esclarecimentos para os servidores para que possamos preservar um ambiente de trabalho saudável, pautado na dignidade e respeito às pessoas”, afirma Adriana Cardoso Soares de Oliveira, Assistente Social do Ipasg e Presidente de uma das turmas da CPCAM.

Seguindo o que determina a Lei 845/2018 e a Resolução/Pres/Direx nº 02/2019 para fins de prevenção e combate à prática de assédio moral no ambiente de trabalho, serão oferecidas palestras, organização de debates e rodas de conversas abordando o tema ao menos duas vezes ao ano. O próximo evento está programado para o mês de maio.

“É importante falar sobre esse tema para trazer informação e esclarecer as dúvidas dos servidores, agradeço aos integrantes da equipe CPCAM, que se dedicaram para a

a realização deste evento”, declara Adriana.